top of page

Entomologia Forense - Quando os insetos se envolvem em crimes - Conheçam José Roberto Pujol Luz

Entomologia forense é a aplicação do estudo da biologia de insetos e outros artrópodes em processos criminais. É mais comumente associada a investigações de morte, ajudando a determinar local e tempo dos incidentes de acordo com a fauna encontrada no cadáver e o estágio de desenvolvimento desta. Trata-se de uma das áreas mais aplicadas da biologia e que poucos ainda conhecem. Nada daquelas mágicas dos seriados de TV, mas sim muito trabalho, muita dedicação, aguentar um mal cheiro danado e não desanimar com os problemas de taxonomia, ou seja, identificação dos animais.

Um dos mestres nessa arte no Brasil é José Roberto Pujol Luz da UnB, com quem a Polícia Federal conta muito para a solução de inúmeros problemas. Você sabia que um cadáver de uma pessoa que ingeriu drogas pode ter um tempo de decomposição diferente do de outras pessoas? Que não são os mesmos insetos que decompõe corpos com mortes de natureza distintas? Pois é, não tem adivinhação, nem gênio nessa coisa, mas muito trabalho de professores dedicados e uma equipe maravilhosa como nessa foto do Laboratório de Estudos Forenses da UnB.

Pujol Luz é Professor Titular do Departamento de Zoologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília e Membro do Conselho de Assessores da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Tem experiência de magistério nas áreas de Taxonomia Zoológica, Biogeografia, Zoologia Geral, Entomologia Geral e Entomologia Forense. Desenvolve pesquisas nas áreas de Taxonomia, Morfologia, Desenvolvimento Pós-embrionário e Ecologia de Comunidades, especialmente com insetos da Ordem Diptera.


Universidade Federal de Uberlândia

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Diretoria de Pesquisa

Prof. Dr. Kleber Del-Claro

  • Facebook B&W
bottom of page