Estudante e servidor da UFU, Geovane Souza Melo Jr, defendeu dissertação de mestrado sobre a corresp
O estudante e servidor da Universidade Federal de Uberlândia, Geovane Souza Melo Jr, defendeu no dia 31/10/2016, sua dissertação de mestrado no Instituto de Letras e Linguística da UFU, orientado pela Prof.ª Dr.ª Kenia Maria de Almeida Pereira. Nesta pesquisa, foi realizada uma apresentação e discussão de algumas cartas do livro:
"Stefan Zweig Correspondencia con Sigmund Freud, Rainer Maria Rilke y Arthur Schnitzler",
tendo como recorte as epístolas trocadas entre Stefan Zweig e Sigmund Freud, a maioria inédita em Português. A referida obra está em espanhol, sendo uma versão traduzida, em 2004, pela Editora Paidós Testimonios, do original em alemão:
"Briefwechsel mit Hermann Bahr, Sigmund Freud, Rainer Maria Rilke und Arthur Schnitzler",
publicado em 1987. No intuito de selecionar entre as dezenas de cartas, optou-se como segundo recorte, discutir apenas as cartas que contemplaram:
- o desenvolvimento da amizade;
- comentários de Freud sobre obras de Zweig;
- temáticas da Segunda Guerra, do exílio e também do antissemitismo.
A correspondência, que testemunha uma era na qual uma catástrofe se anunciava, compreende o período de 31 anos, iniciando em 1908 e finalizando em 1939 com a morte de Freud. Assim, essas missivas nos demonstram o valor do material epistolográfico nas pesquisas de Ciências Humanas no contemporâneo. Segundo os autores, as cartas proporcionaram a possibilidade de adentrar na rede de relações construídas entre os dois intelectuais, ver um pouco sobre suas angustias, medos, felicidades, conflitos, isto é, aproximando-se do dia a dia de ambos pensadores. Ademais, a partir dessas sutilezas, pequenos detalhes revelados pela correspondência de décadas, quiçá, esta pesquisa oferecerá a futuros pesquisadores, subsídios para novas interpretações de determinados aspectos das obras destes intelectuais.
UFU Ciência orgulha-se de colegas como esses!