Leonardo Francisco Soares, Prof. Dr. do Instituto de Letras e Linguística da UFU é destaque nacional
O Professor do Instituto de Letras e Linguística da UFU, Leonardo Francisco Soares é destaque nacional em pesquisas que envolvem diálogos entre Literatura e Cinema, literatura comparada. Também ganhou o Prêmio de Melhor Tese do Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos Literários pela UFMG no ano de 2007, além de participar de diversos eventos científicos e ter publicações em vários periódicos.
Veja como ele se descreve em seu CV Lattes:
É Professor Adjunto IV do Instituto de Letras e Lingüística da Universidade Federal de Uberlânida (ILEEL/UFU) e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários - Mestrado e Doutorado do ILEEL/UFU. Possui doutorado em Letras-Estudos Literários (Literatura Comparada - 2002-2006) pela Universidade Federal de Minas Gerais; mestrado em Letras-Estudos Literários (Literatura Brasileira - 1997-2000) e licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e suas literaturas (1993-1996) pela mesma universidade. Em 2012, sua tese "Leituras da Outra Europa: Guerras e Memórias na Literatura e no Cinema da Europa Centro-Oriental" (Prêmio ANPOLL 2007 [Melhor tese do Brasil do período de 2002-2006]) foi publicada pela Editora UFMG. É membro dos Grupos de Pesquisa GPMLA e GPEA, ambos cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Possui artigos publicados em diferentes periódicos do país.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nas seguintes linhas: Estudos Comparados de Literatura, com ênfase no diálogo entre a Literatura e o cinema; Estudos das formas e processos narrativos; Narrativa e Guerra; Estudos Culturais na América Latina.
Suas últimas publicações foram:
1. BARROS, MARIA IRENILCE RODRIGUES , SOARES, LEONARDO FRANCISCO . Sob espelhos: reflexões em torno da autoria em Budapeste, de Chico Buarque. Aletria (UFMG), v. 26, p. 65-82, n. 2016.
2. SOARES, Leonardo. F. . Entre os Cercos: a Ilíada e a ficção de Ismail Kadaré. Estudos Linguísticos e Literários, v. 55, p. 64-79, n. 2016.
Parabéns Professor, nós orgulhamos de colegas como você!