UFU receberá Comitiva do CNPq para discutir o financiamento à pesquisa e a prestação de contas via C
A convite de nosso Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Carlos Henrique Carvalho, no dia 04 de Setembro, às 08:00 horas, receberemos na Sala de Conselhos da Reitoria da UFU uma comissão do CNPq. A comitiva virá para discutir com nossos pesquisadores o financiamento à pesquisa e a prestação de contas via CNPq. Pensamos ser esta uma importante oportunidade de interação e conhecimento dessa renomada agência nacional e de como a UFU pode ampliar sua participação no sistema CNPq.
Alertamos também para o fato de que o CNPq vai destinar R$ 25,75 milhões para pesquisa em biomas e educação científica Coordenação de Comunicação Social do CNPq
http://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/5809524
Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal ganharam, ao lado de baías fluviais e marinhas do litoral brasileiro, um novo caminho para pesquisa em busca de soluções de impacto social a partir interseção entre as seguranças hídrica, energética e alimentar. O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, anunciou, nesta quarta-feira (16), chamadas públicas para projetos integrados e sustentáveis sobre os biomas. Os recursos integram um montante total de R$ 25,75 milhões, destinados a seis editais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que apoiam, também, feiras, mostras e olimpíadas científicas, além da implantação de redes de inventário da biota na Amazônia Legal.
As quatro chamadas voltadas a biomas e baías remetem à Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti), válida de 2016 a 2022, e à Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Cordialmente,
--
Prof. Dr. Kleber Del Claro
Diretor de Pesquisa / Director of Research Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Universidade Federal de Uberlândia