top of page

Prof.ª. Vanessa Terra, da UFU, é agraciada com o Prêmio "The Rupert Barneby Award"

Sou professora da UFU campus Monte Carmelo há quase 4 anos. Ainda sou considerada “recém doutorada” pelos critérios da Capes, mesmo assim, em editais para solicitação de verba para dar continuidade às minhas pesquisas não tenho obtido muito sucesso e isso é desmotivador. Temos um campus que já possui laboratórios de excelência, com equipamentos de ponta para Biologia Molecular e Taxonomia (minhas áreas de pesquisa) porém, a verba para comprar reagentes está cada vez mais escassa.

Depois dos últimos editais me vi bastante desmotivada. Foi quando meu co-orientador de doutorado (Joe Miller) me enviou o link de um edital para concorrer a um prêmio do Jardim Botânico de Nova Iorque e me incentivou a participar. O prêmio chama-se “The Rupert Barneby Award” em homenagem a um conceituadíssimo taxonomista da família Leguminosae. Ele é concedido anualmente a pesquisadores que trabalham nessa mesma linha que o Dr. Barneby trabalhava. Resolvi concorrer e, dentre 8 projetos de diferentes lugares do mundo, o meu foi o premiado. Esse prêmio consiste em uma ajuda de custo para o pesquisador custear sua estadia em Nova Iorque para desenvolver sua pesquisa junto ao Herbário NY.

Estou imensamente feliz e orgulhosa de ter conseguido essa vitória, de ter acreditado e não ter desistido de continuar fazendo o que amo. Ter meu projeto aprovado foi um sonho que se tornou realidade. E não podemos desistir dos nossos sonhos, da ciência, da pesquisa. “The Rupert Barneby Award” veio me mostrar que sonhos não são inatingíveis.

Cá estou, fechando duas semanas nesse lugar maravilhoso e me preparando para retornar ao Brasil. Comigo, além da mala, levo muita esperança de que consigamos mais incentivo à pesquisa num futuro próximo e que tenhamos mais oportunidade como a que o New York Botanical Garden me proporcionou.

Drª Vanessa Terra

Professora Adjunta de Botânica

UFU, Campus Monte Carmelo


Universidade Federal de Uberlândia

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Diretoria de Pesquisa

Prof. Dr. Kleber Del-Claro

  • Facebook B&W
bottom of page